As atividades de serviços ligadas ao turismo baiano apresentaram forte queda de 70,9% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2019. Esta foi a maior retração registrada no país em meio à pandemia do novo coronavírus, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (13) pelo IBGE. A queda nacional nessa comparação foi de 58,6%.
Já em relação ao mês de maio, deste ano, o turismo da Bahia cresceu 4,7%, segundo pior resultado, à frente apenas de Pernambuco, que avançou 4,2%. O crescimento nacional foi de 19,8%.
No acumulado de janeiro a junho de 2020 os serviços ligados ao turismo na Bahia tem queda de -33,7%, o pior desempenho para um primeiro semestre no estado desde o início da série histórica da PMS, em 2011. O resultado, apesar de bem negativo, ainda está um pouco acima do nacional, de retração de 34,6%.
Nos 12 meses encerrados em junho, os serviços turísticos baianos apresentam recuo acumulado de 16,2%, resultado um pouco abaixo do verificado no Brasil como um todo (-15,7%).
Veja também: Setor de serviços da Bahia cresce em junho, ante maio, mas despenca na comparação anual
Foto: Reprodução/ Pixabay