Pegar um solzinho, sentar nas cadeiras de plástico na areia e comer um caranguejo ou pititinga – depende da preferência do freguês. Até a demolição das barracas de praia em 2010, essa foi a rotina nas praias de Salvador. Agora, soteropolitanos e turistas vislumbram – e já experimentam – novas formas de ocupar a praia. E, no Verão de 2019, já devem contar com até 46 novos quiosques espalhados pela orla.
Até o fim do ano que vem, serão 53. E o número pode chegar a 65 – essa é uma mudança em relação ao contrato firmado em 2015 com as concessionárias Nova Orla e Salvador Quiosques, que previa 100 na cidade. A alteração, que, segundo a prefeitura, foi definida após estudos de viabilidade econômica, é uma das novidades do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deve ser assinado até o fim do mês pelas duas partes. Para completar, ainda no Verão, deverão estar disponíveis os “chuveirões” de água doce na orla, mediante pagamento de uma taxa
Os próximos quiosques a serem abertos devem ser os seis da Vila do Jardim dos Namorados, já nas próximas semanas, além de dois no Jardim de Alah. O novo espaço na Pituba vai funcionar nos mesmos moldes da Vila Caramuru, no Rio Vermelho.