Por: João Paulo Almeida
Em contato com o portal Bahia Econômica, o senador Otto Alencar (psd) afirmou que espera a aprovação hoje do projeto que vai ajudar estados e municípios. Otto afirmou que o projeto aprovado no final de semana pelo senado passou de acordo com aquilo que foi possível e que não tem como mudar mais nada.
“Eu não queria que a divisão fosse 60% para estados e 40% para municípios. Eu Wagner e Coronel votamos para que fosse 50% para cada, mas somos minoria e venceu a maioria. Não dava mais para pedir adiamento. Os estados estão precisando desse dinheiro. Então espero que hoje passe na câmara sem maiores problemas”, disse o senador.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira (4), na sessão virtual marcada para 11h, com uma proposta de auxílio financeiro a estados e municípios de combate aos efeitos da pandemia de covid-19. Ao todo, serão utilizados R $ 125 bilhões, incluindo repasses diretos e suspensão de dívidas.
O Programa Federal de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020) foi aprovado na noite de sábado (2) pelo Senado, na forma de um substituto aprovado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Por um texto diferente aprovado pelos deputados, uma matéria retornada para nova análise. Se aprovada sem alterações, a primeira parcela do pagamento emergencial para estados, municípios e o Distrito Federal está prevista para 15 de maio. (Veja mais aqui)
Foto: divulgação