domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

TEMER RELEMBRA ASCENSÃO À PRESIDÊNCIA: ‘ENCONTREI TUDO VAZIO E COMECEI DO ZERO’

Redação - 17/04/2020 09:00

O ex-presidente Michel Temer (MDB) lembrou hoje (17), em entrevista a Rádio Metrópole, da sua ascensão à Presidência da República. Ex-vice-presidente de Dilma Rousseff, Temer afirmou que encontrou dificuldades por não ter transição entre o governo da petista para o seu. “O vice precisa saber tudo. No meu caso não aconteceu, ao chegar ao governo eu encontrei uma moça sentada na sala e ninguém mais. Até os computadores, o histórico não estava presente. Comecei do zero, mas eu tinha lançado a ponte para o futuro que era uma colaboração do governo e pareceu para ela [Dilma] uma oposição”, relembrou.

Temer fez questão de “reiterar a honestidade” de Dilma, mas admitiu que ela não tinha “bom humor” com a política. “Ela não tinha humor para lidar com o congresso. Havia medidas dificílimas. Algumas dependiam de votos do DEM. Fiz uniões, fazia cafés da manhã. O prefeito ACM Neto veio a mim e me disse que iam votar comigo e com isso levei adiante três medidas provisórias. Ao longo do tempo fui ajustando pormenores com parlamentares. Eu estava pagando como cartão de crédito político e logo em seguida eu passava para os ministros e não se fazia nada. Três meses depois fui a Dilma e disse que tinha que realizar o prometido. Eu perguntei se podia dar uma dura nos ministros e ela disse que era pra deixar pra lá. Ela mandou eu ficar na micropolítica e como entendi que não era nada, eu entendi que não deveria ficar”, contou.

Para o ex-presidente, sua vida parlamentar ajudou na função no Executivo. Ele afirma ainda ter “inaugurado” o semipresidencialismo. “Meus seis mandatos como deputado federal estabeleceram entre a minha figura e colegas parlamentares muita proximidade. Quando exerci a presidência, tinha seis ou sete audiências e eu acabava recebendo 15, 16 audiências. O deputado e senador dizia que queria falar com o Michel. A relação era muito próxima. não fiz por convicção própria, mas por constituição. Eu trouxe e inaugurei um pouco a fase do semipresidencialismo. Trouxe o Congresso para governador comigo”.

Foto : Marcos Corrêa/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.