Por João Paulo Almeida
A pandemia do coronavírus tem causado prejuízos gigantescos ao comércio e ao turismo em todo mundo. Na Bahia, os shoppings da capital estão fechados desde do dia 21 de março e segundo o presidente da Fecomércio -BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado), Carlos de Souza Andrade a medida significa um prejuízo diário de R$ 108 milhões
Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, o Sindicato dos lojistas do estado da Bahia, afirmaram que conseguiram na justiça que os shoppings de Salvador diminuam os custos com alugueis e outras taxas. Segundo o presidente do sindicato Paulo Mota a medida é muito importante para diminuir o prejuízo dos lojistas nesse período onde não se tem vendas devido a pandemia do coronavírus.
“Com essa liminar vai abrir de maneira equilibrada entre empreendedor e lojista negociações para o pós suspensão das atividades que certamente não voltará célere e sim a contagotas”, explicou o presidente.
Um acordo entre a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) e a Abrasce ( Associação Brasileira de Shopping Centers) também já havia sido firmada anteriormente para isenção de taxas a lojistas durante a pandemia. No acordo os lojistas não pagariam alugueis durante a pandemia e posteriormente ao período esses valores seriam pagos segundo um acordo firmado entre as instituições e os lojistas.
Foto: divulgação