domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

BRASIL SERÁ DENUNCIADO POR RISCO DE GENOCÍDIO E DESMONTE AMBIENTAL

Redação - 27/02/2020 18:31 - Atualizado 27/02/2020

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai denunciar o governo brasileiro por risco elevado de genocídio de povos indígenas isolados e pelo desmonte de sua estrutura de estado para combater o desmatamento. De acordo com informações da coluna de Jamil Chade, no Uol, a queixa será apresentada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Comissão Arns na próxima semana.

Conforme o site, a denúncia não implica em uma punição imediata, entretanto, aprofunda a deterioração da credibilidade internacional do Brasil. O Brasil, atualmente, tem a maior presença confirmada de povos isolados do mundo, o que é considerado uma riqueza imensurável de diversidade cultural e social.

Segundo a coluna, dados do ISA mostram que, no ano passado, a derrubada da floresta nesses territórios superou a taxa média de perda de cobertura florestal. O desmatamento nesses locais cresceu cerca de 113%, ao passo que em todas as Terras Indígenas, o aumento foi de 80%.

De acordo com a avaliação das entidades, o desmatamento das terras indígenas da Amazônia já consumiu mais de um milhão de hectares e os riscos de genocídio são reais. O documento revela como o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, e o desmonte de políticas públicas no país vem estimulando as invasões de garimpeiros, madeireiros e grileiros ilegais em territórios indígenas.

Foto: Victor Moriyama/ISA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.