Com os dados finais referentes a 2019, o mercado farmacêutico mostrou mais uma vez sua força, crescendo muito acima da economia nacional. Segundo dados da IQVA, analisados pela Febrafar, o faturamento das farmácias durante os 12 meses de 2019 foi 7,6% maior comparado com o mesmo período do ano anterior. Isso significa um faturamento de R﹩ 121 bilhões. Os dados foram comparados com os 12 meses de 2018, quando o faturamento das farmácias do Brasil tinha sido de R﹩ 112,4 bilhões.
“O crescimento do mercado farmacêutico em 2019 foi muito superior ao crescimento do PIB, que deve ficar em torno de 1% a 2%. Isso já é motivo de comemoração mas, se comparado com os índices do mercado farma registrados em 2018, o crescimento foi ainda maior, sendo que esse havia sido de 5,4%”, explica Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
O grande destaque no período foi o crescimento das farmácias das redes associativista ligadas à Febrafar, que no mesmo recorte cresceram 14,89%, passado o faturamento de R﹩ 11,92 bilhões para R﹩ 13,70 bilhões. A participação no mercado das redes da associação também vem crescendo, sendo que em 2015 essas representavam 8,9% do faturamento do mercado e em 2019 já respondem por 11,3%.
“Vemos que as farmácias das redes associadas à Febrafar que estão utilizando as ferramentas de gestão disponibilizadas estão se destacando, pois passam por uma maior profissionalização, percebem como é o mercado e crescem acima da média”, explica Tamascia. A Febrafar fechou 2019 com 56 redes e 9.863 PDVs, isso representa a presença em 51% dos municípios brasileiros, estando em 2.855 de 5.570 e está presente em 27 estados.
Projeção para 2020
Ainda segundo Tamascia, para 2020, a expectativa é de que o mercado deverá seguir no ritmo de crescimento atual. “Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, dentre os quais podem ser citados: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”, avalia o presidente da Febrafar.
Um dado que é observado na análise do mercado é que o crescimento só será consistente se esse se der em função da profissionalização das lojas e não apenas na abertura de novas lojas. Por isso se tem essa crescente importância do associativismo como alternativa para os empresários.
“Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção. O mundo dos negócios é extremamente complexo e tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo”, avalia Edison Tamascia. Um fato é claro, em função desta profissionalização e do momento que o país atravessa, o mercado farmacêutico certamente continuará crescendo, se desenvolvendo e criando muitas oportunidades de negócios. E o ponto primordial é que esse crescimento proporciona benefício a todos, com destaque à população que possui cada vez mais acesso aos medicamentos.
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