A quinta queda anual consecutiva do volume dos serviços na Bahia (-2,2%) foi resultado do desempenho de quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. Assim como já havia ocorrido em 2018, os serviços de informação e comunicação (-4,8%) tiveram o maior recuo no acumulado em 2019 e foram também os principais responsáveis pelo resultado negativo do setor como um todo.
A atividade, que tem o segundo maior peso na estrutura dos serviços na Bahia, se retraiu pelo sexto ano consecutivo (recua desde 2014), embora tenha reduzido seu ritmo de queda em relação a 2018 (quando o resultado havia sido de -11,9%). Com a terceira maior queda, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,7%) foram a segunda maior influência negativa para o desempenho dos serviços baianos no ano passado. É o segmento que tem maior peso no setor como um todo e recuou após dois anos seguidos de crescimento.
Outro destaque ficou com os serviços prestados às famílias, que também tiveram retração em 2019 (-0,7%) e mantiveram, assim, a sequência de resultados anuais negativos registrada ao longo de toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (iniciada em 2012 para o indicador acumulado no ano). O resultado do setor de serviços na Bahia, em 2019, só não pior pela influência do bom desempenho dos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), única atividade em alta no ano.
O segmento teve seu segundo resultado anual positivo consecutivo e engloba um grupo diversificado de atividades, com grande peso daquelas direcionadas às empresas (ligadas às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos).
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