Durante o verão em Salvador, mesmo quando ameaça chover, as praias atraem baianos e turistas. São comuns as cenas de pessoas consumindo bebidas alcoólicas, crianças brincando sozinhas à beira mar e com outros comportamentos de risco. Como resultado, oito mil ocorrências foram registradas pelo Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros nas praias da capital, no período entre outubro do ano passado e esta quinta-feira (2).
Entre as principais dicas dos bombeiros para evitar acidentes estão o cuidado com crianças sozinhas na praia e não consumir álcool antes de entrar no mar. “Procure locais que têm cobertura do serviço de salvamento aquático. Nossas barracas são sempre vermelhas, com a inscrição do Corpo de Bombeiros. Também é importante procurar os lugares onde o banho é seguro”, alerta o soldado Vandic Maltez, que trabalha em um posto móvel do Corpo de Bombeiros na praia do Farol da Barra.
Outra dia importante, acrescenta o soldado, “é não beber antes de nadar. A bebida tira a capacidade de identificar os riscos e também tira a capacidade física de enfrentar uma dificuldade. Mesmo bons nadadores têm baixa de rendimento com o uso de bebidas alcoólicas”.
Foto: Mateus Pereira/ GovBA