O peronista Alberto Fernández assume a presidência da Argentina nesta terça-feira (10) com a promessa de “pôr o país de pé de novo”, após um longo período de recessão, de alta inflação e de aumento do desemprego e da pobreza. Advogado de 60 anos, ele usa como credenciais para governar sua experiência como chefe de gabinete no governo de Néstor Kirchner (2003-2007) e durante o primeiro ano do primeiro mandato de Cristina Kirchner (2008), a vice-presidente que vai liderar o Senado e que impulsionou sua candidatura, escolhendo-o para encabeçar sua chapa.
O presidente Jair Bolsonaro( Sem Partido) enviou seu vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), para representar o Brasil na cerimônia de posse do novo presidente. A informação é do Blog do Valdo Cruz no G1. “É um gesto do presidente para que as relações voltem ao normal. Vou tentar embarcar ainda hoje”, declarou Mourão ao blog do Valdo Cruz. (Veja aqui).
Fernández recebe a presidência de Mauricio Macri, que estava no poder desde 2015, e que foi derrotado nas eleições de outubro em primeiro turno. A previsão é que o presidente eleito chegue pouco antes das 12h ao Congresso em Buenos Aires, onde prestará juramento e receberá a faixa e o bastão presidenciais de Macri, para em seguida desfilar pela famosa Avenida de Mayo até a Casa Rosada, de onde governará pelos próximos 4 anos.
O novo presidente assume a Argentina com graves problemas econômicos. Além disso, mesmo antes de ser eleito, Fernández começou a enfrentar a resistência de Jair Bolsonaro e precisará encontrar uma forma de não deteriorar a relação com o Brasil. Bolsonaro chegou a dizer a interlocutores que não mandaria representantes do governo brasileiro para a posse de Fernández na terça (10), de acordo com o blog de Gerson Camarotti. No entanto, o Brasil deve acabar sendo representado pelo vice Hamilton Mourão, que disse ao blog de Valdo Cruz que viajará a Buenos Aires a pedido do presidente. “É um gesto do presidente para que as relações voltem ao normal”, afirmou.
Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko