Doar sangue é doar vida, e esse ato fica ainda mais fácil quando as unidade móveis – hemóveis – da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estacionam em pontos estratégicos do estado. Desde o início da semana, dois veículos permanecem no estacionamento do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), ambos na Avenida Luís Vianna Filho, a Paralela, em Salvador. Os hemóveis ficarão nos estacionamentos das universidades até esta sexta-feira (18), das 8h às 17h.
Com capacidade de coletar 120 bolsas por dia, os hemóveis possuem estrutura completa, similar ao disponível no Hemocentro Coordenador da entidade, localizado na Avenida Vasco da Gama. O tecnólogo em Logística, Ulisses Augusto, foi à Unijorge fazer uma doação para um amigo. “Hoje, estou doando e outra pessoa está precisando. Amanhã, pode ser eu quem precise do sangue para fazer uma cirurgia”, analisou.
A estudante de Jornalismo Danielle Souza aconselha todos a fazerem doações: “É super rápido. Em 20, 30 minutos, na verdade, estamos fazendo uma doação de amor”. A colega da mesma turma, Amanda Maria Azevedo, é doadora há muito tempo. “Desde a primeira vez que fiz, eu não paro de doar. É um bem muito grande que se faz, e é um gesto muito simples, mas que faz grande diferença na vida das pessoas”, concluiu.