A data mais esperada do varejo brasileiro se aproxima: nesta sexta, dia 29 de novembro de 2019, acontece no país mais uma edição da Black Friday. O evento, originalmente americano e que desembarcou no Brasil em 2010, já se consolidou no calendário comercial e oferece milhares de descontos em produtos e serviços. As ofertas tomam conta das lojas físicas e sobretudo do e-commerce. Segundo projeção da consultoria Compre & Confie, as vendas no comércio eletrônico devem aumentar 19% em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando em 2019 aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
“Com base em pesquisas podemos constatar que grande parte dos consumidores optaram esse ano por planejar suas compras muito antes de novembro chegar, realizando pesquisas sobre o produto e, principalmente, a variação de preços antes do evento, reflexo da black fraude.”, pontua o fundador da consultoria DocLuz e CEO da TOTVS Virtua, Tiago DocLuz. A projeção compreende o período entre os dias 28 e 29 de novembro e um volume maior de compras do que no anterior, visto que os preços estão mais baixos e devem gerar mais interesse de compra. Devem ser gerados em média 5,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 600.
Ocupam o top 5 de itens mais desejados pelo consumidor os produtos eletrônicos (51%), telefonia (35%), informática (28%), moda e acessórios (24%) e eletrodomésticos (23%). Segundo a consultoria Promobit, as três categorias que mais ofereceram ofertas na Black Friday 2018 foram perfumes e beleza, moda e calçados masculino, e moda e calçados femininos, respectivamente. Os maiores descontos médios por categoria ficaram com livros, eBooks e eReaders; eletrodomésticos; informática; câmeras, filmadoras e drones; eletrônicos, áudio e vídeo; relógios e jóias; e smartphones.
O e-commerce Francisca Jóias, especializado em semijoias e acessórios contemporâneos, se prepara para ampliar o faturamento em relação ao evento do ano passado. Para facilitar o acesso à loja virtual durante a Black Friday, a empresa colocou no ar um novo site mobile, de navegação muito simples mesmo para quem não possui tanta intimidade com o ambiente digital. “É um novo site em que é possível navegar sem dificuldades. Temos também um sistema de trocas onde a própria cliente faz tudo sozinha sem precisar falar com terceiros. Leveza, clareza e agilidade foram os principais tópicos que inspiraram as funcionalidades do novo site da Francisca”, relata Sabrina Nunes, diretora da empresa.
Foto: divulgação