O governador Rui Costa (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole na manhã de hoje (25), que a sede do consórcio que reúne estados da região Nordeste em Brasília funcionará em conjunto com as regiões Norte e Centro-Oeste do país. Segundo o petista, a ideia é de que os três consórcios possam fazer compras coletivas no futuro. Considerando as cinco regiões do Brasil, apenas Sul e Sudeste não irão participar.
“Definimos que iremos agregar dois outros consórcios nessa estratégia: os consórcios do Norte e Centro-oeste. Já alugamos para isso uma sede em Brasília e os três consórcios vão funcionar na mesma sede. Nordeste, Norte e Centro-oeste. A ideia é que possa agregar as três regiões em processo de compra. São regiões que tem o mesmo perfil socioeconômico e financeiro. Isso facilita a estratégia de unificação”, explica o governador.
Atualmente, o consórcio Nordeste reúne os nove estados da região e fazem licitações para atender as habitantes de toda a localidade. Já foram feitas compras de medicamentos e será feita uma para aquisição de equipamentos hospitalares. “No 1º trimestre (de 2020), estamos programando apresentações de duas áreas que a Europa tem interesse. Uma apresentação dos nove estados será no saneamento, que envolve água, esgoto e resíduos sólidos. Já que é prioridade para a Europa a questão do meio ambiente, nós vamos apresentar investimentos por meio de Parceria Público Privada. (…) A segunda apresentação coletiva diz respeito a cidades e investimentos modernos como VLT e monotrilho”, disse Rui.
Foto: divulgação