O presidente Jair Bolsonaro, que cumpre agenda no Japão para a cerimônia de entronização do imperador Naruhito, voltou a defender a exploração da Amazônia nesta segunda-feira. Na avaliação de Bolsonaro, “a Amazônia está aberta e tem que ser explorada”. Em conversas com jornalistas, o presidente foi indagado se a floresta seria pautada nas conversas bilaterais no país asiático.
“A Amazônia interessa ao mundo todo, está aberta. Tem que ser explorada, é nossa a Amazônia, não abro (mão) disso. Tem mais de 20 milhões de pessoas que não podem ser tratadas como alguns países no mundo querem”, afirmou Bolsonaro, sem especificar as nações às quais se referiu. Questionado sobre as relações entre Brasília e Tóquio, Bolsonaro voltou a falar sobre a exploração amazônica.
“O Brasil tem grande potencial. Temos nossa Amazônia, tem que ser explorada de forma racional, o livre comércio, restabelecer a confiança. Muitos investidores japoneses perderam fortunas com o governo do PT com roubalheira, com corrupção, e o trabalho nosso é restabelecer essa confiança”, seguiu o presidente.
Foto: divulgação