domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ITABUNA: SAÚDE DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Redação - 17/02/2022 08:20 - Atualizado 17/02/2022

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana  em Itabuna contrao Covid-19. Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira doses serão aplicadas esta semana na segunda, quarta e na sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Para a primeira dose contra o Covid-19, o público são maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE

Para a segunda dose nas UBS e USF, o público são as pessoas que estão com data de retorno até o dia 18 de fevereiro para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.

Na quinta-feira,  dia 17, haverá ação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal da Oxford, Pfizer e Coronavac. E também, segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a 1ª dose da vacina Pfizer até 18 de dezembro.  A ação será na UniFTC das 16 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência.

TERCEIRA DOSE  E DE REFORÇO JANSSEN

Para a terceira dose nas UBS e USF na segunda, quarta e sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose). Na quinta-feira, dia 17, haverá vacinação de terceira dose para pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal  há 4 meses (a partir da data da segunda dose). Além disso,   haverá também dose de reforço da Janssen: pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado a vacina da Janssen (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses. A ação será na UniFTC, das 16 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da última dose. O atendimento é por ordem de chegada.

VACINAÇÃO INFANTIL – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Nesta semana, a vacinação infantil acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, na terça e na quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão aquelas de 6 a 11 anos com a vacina Coronavac ou Pfizer Pediátrica.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização também deste grupo como:  apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento   do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).

VACINAÇÃO INFANTIL – AÇÕES DA REDE DE FRIO

Na quarta-feira, dia 16, prossegue a vacinação de primeira dose contra o Covid-19 de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica para crianças com comorbidade e/ou deficiência permanente. E também, para crianças sem comorbidade, de forma escalonada (seguindo critério decrescente de idade) com a vacina da Pfizer Pediátrica ou Coronavac. Para aquelas sem comorbidade, na quarta-feira, dia 16, o público-alvo são crianças com idade de 6 a 11 anos. Vale ressaltar que àquelas com comorbidades e/ou deficiência permanente tem prioridade no ato da vacinação.

A ação será na UniFTC das 16 às 20 horas e serão disponibilizadas 300 senhas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina da criança, e para aquelas que tem comorbidade e/ou deficiência, também é preciso do relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo como: apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento   do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade. Já para aquelas com comorbidade a orientação é a Pfizer Pediátrica. As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.