segunda, 23 de setembro de 2024
Euro 6.1518 Dólar 5.5421

VEJA QUAIS BANCOS LIDERAM O RANKING DE RECLAMAÇÕES AO BC

Redação - 15/10/2019 16:30 - Atualizado 15/10/2019

O ranking de reclamações contra instituições financeiras do terceiro trimestre é liderado pelo banco Pan, segundo informações do Banco Central (BC) divulgadas nesta terça-feira (15). Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. No período, o BC recebeu 646 queixas consideradas procedentes contra o banco, sendo a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (125)”.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Pan ficou com índice 149,58. Em segundo lugar nas queixas, vem a BMG, com índice 82,22 e 376 reclamações. E, em terceiro, o Bradesco, com índice 24,16 e 2.409 reclamações. O banco Pan tem 4.318.631 clientes, o BMG, 4.566.863, e o Bradesco, 99.684.907.

No total, o Banco Central recebeu 12.837 reclamações contra todas as instituições financeiras. A maioria das reclamações é relacionada com a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.347) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.742).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.