domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SALVADOR ALCANÇA 41 HORTAS E CERCA DE 60 MIL ÁRVORES PLANTADAS

Redação - 29/08/2019 07:39 - Atualizado 29/08/2019

Quem passa por Salvador percebe que a cidade está muito mais verde hoje do que em 2013. Praças e canteiros centrais da cidade, como os da Avenida Luís Eduardo Magalhães, Afrânio Peixoto (Suburbana), Barros Reis e Via Expressa esbanjam cores, perfume e beleza com pés de ipês, paus-ferros e buquês-de-noiva. O plantio dessas mudas e a preservação de parques importantes para a cidade são fruto de uma política articulada de preservação ambiental e a uma série de medidas adotadas e executadas pelo Município.

Desde 2013, cerca de 60 mil mudas de árvores foram plantadas na capital. Só este ano, durante a Operação Plantio Chuva, promovida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) em abril, foram plantadas 1.589 mudas em ruas, escolas, praças e canteiros centrais da cidade. Os profissionais da Secis aproveitam o período de maior incidência de chuva para realizar o plantio e replantio das espécies, reduzindo os custos com a irrigação. O cuidado é constante, visto que as espécies plantadas podem passar por adversidades, a exemplo de pragas e vândalos.

Toda essa vegetação plantada nos últimos seis anos e meio está regulamentada no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Sancionado em 2017, o documento prevê uma série de iniciativas para a conservação, preservação e ampliação da arborização. Aliado ao PDAU, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) garante a proteção de uma área ambiental de 27 milhões de metros quadrados, englobando espaços importantes de lazer, como o Parque da Cidade e o Jardim Botânico (que em breve passará por obras de ampliação).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.