Em entrevista à TVE Bahia o ex-presidente Lula (PT) definiu o presidente Jair Bolsonaro(PSL) como um “chefe de uma torcida organizada” e disse que o ministro da Economia Paulo Guedes está fazendo mal para o Brasil. “O Bolsonaro está governando para a sua torcida organizada, os seus fanáticos, que não estão preocupados com o Brasil. Ele colocou o [Paulo] Guedes para fazer todo o mal. O papel do Guedes é destruir a economia brasileira e fazer o Brasil vassalo dos Estados Unidos”, disse.
Lula também criticou a postura de esquerda do pedetista Ciro Gomes, candidato derrotado à Presidência da República na última eleição. O ex-ministro e ex-governador do Ceará tem criticado, desde a campanha, a insistência do PT em manter Lula como opção eleitoral no discurso. Para Ciro, o papel desempenhado por Lula na esquerda tem prejudicado o desenvolvimento de novas lideranças. “Você acha que o Pelé teve culpa de ser o Pelé? Que, por conta dele, não surgiram outros?”, comparou Lula, ao ser perguntado sobre o assunto.
Sobre as críticas de que o PT nunca apoia e quer apenas ser apoiado, o ex-presidente avaliou: “Quero saber quem abre mão, se em algum lugar do mundo um partido que tem 30% dos votos abre mão para um que tem 2%”. Lula ainda criticou o temperamento de Ciro. “Eu não posso ir na tua casa, tomar tua cerveja e sair falando mal da tua casa e da tua cerveja. O problema do Ciro é esse. A construção de frente pressupõe conviver com contrários”, defendeu. “Ele [Ciro] queria que eu deixasse o PSB para ele? Que largasse o PCdoB? Não tem sentido”, completou, ao ser questionado sobre a movimentação feita para montar uma aliança e isolar Ciro na esquerda na última eleição.