A inspeção anual de táxi em Salvador para renovação da licença de circulação começa na segunda-feira, 5. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), cerca de 7,2 mil veículos devem passar pelo procedimento obrigatório, realizado na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. A vistoria segue até dezembro, em cronograma organizado de acordo com o número do alvará de cada veículo.
Durante o procedimento são analisados os requisitos de padronização, como as faixas coloridas laterais, estado de conservação do automóvel, pneus, itens de segurança, como triângulo, chave de roda e estepe, e documentação exigida para que o táxi possa circular na cidade. Além destes procedimentos, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) também verifica a situação do taxímetro para garantir que o aparelho esteja conforme com as normas estabelecidas.
Após a checagem dos itens e documentos, será emitido um selo de qualidade, atestando que o carro passou por todos os critérios exigidos pelas legislações municipal, estadual e federal. O motorista também passa por avaliação.