São ao todo 528 instituições ativas na capital e no interior. Independente de onde resida, o participante tem a opção de escolher até duas instituições para compartilhar suas notas, uma social e outra da área de saúde. Desta forma, um morador de Salvador pode apoiar instituições do interior e vice-versa. Entre as 528 instituições filantrópicas apoiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, do Governo do Estado, 378 estão localizadas no interior. Elas estão distribuídas em 119 municípios baianos e vêm reforçando seus orçamentos na nova fase do programa, com apoio da campanha Nota Premiada Bahia, que já distribuiu desde o ano passado R$ 16,9 milhões em recursos para o conjunto das filantrópicas credenciadas na capital e no interior.
As entidades do interior também vêm se beneficiando de uma grande vantagem trazida pela Nota Premiada Bahia: na nova campanha são compartilhadas exclusivamente notas fiscais eletrônicas, o que permite aos participantes apoiarem instituições de qualquer lugar do Estado, não importa onde residam. Um morador da capital, por exemplo, pode apoiar uma instituição localizada em Vitória da Conquista, e vice-versa. É o caso do estudante universitário Gabriel Mesquita, de 27 anos, natural de Jacobina, que mora em Salvador há oito anos e decidiu apoiar uma instituição de sua cidade natal.
Uma das instituições cadastradas na área de saúde é a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista – Hospital Vicente de Paulo. Localizada no bairro São Vicente, a instituição atende cerca de 36 mil pacientes por mês, dos quais 72% são oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital oferece atendimento em 26 especialidades, entre elas clínica médica, pediatria, cardiologia e oncologia.
De acordo com o provedor da instituição, Abmael Alves, os recursos do Sua Nota é Um Show de Solidariedade representam uma parcela importante das rendas que mantêm a Santa Casa de Conquista. “O apoio da população é muito importante para mantermos o bom funcionamento da instituição. Quando o cidadão se cadastra na Nota Premiada e insere o CPF na nota sempre que realiza uma compra está nos ajudando a dar continuidade aos serviços prestados pelo Hospital Vicente de Paulo. Os recursos da Nota Premiada têm ajudado a comprar equipamentos e a amenizar a situação financeira das filantrópicas. É uma iniciativa que merece ser divulgada e fortalecida”, afirma.