sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

FEIRAS ALTERNATIVAS MOVIMENTAM SALVADOR NESTE FINAL DE SEMANA

Redação - 13/07/2019 11:00

Se você curte objetos antigos, gosta de garimpar em um brechó ou quer simplesmente fazer um passeio ao ar livre, uma boa alternativa é visitar as feiras que acontecem em Salvador, neste final de semana. Uma delas é a 7ª edição da Retrôterapia Feira de Artes, Cultura Vintage e Terapias, que ocupará, desta sexta, 12, até domingo, 14, o largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com itens antigos originais, como câmeras fotográficas, telefones, discos de vinil, quadrinhos, porcelanas, cristais, além de culinária gourmet e terapias alternativas, a exemplo da auriculoterapia e da reflexologia podal.

Já neste sábado e domingo, o Goethe-Institut (Icba), no Corredor da Vitória, recebe a Muquifo – Feirinha das Minas, evento somente com expositoras mulheres, que visa ao protagonismo e ao empoderamento feminino, incentivando o empreendedorismo. A ideia da Retrôterapia foi desenvolvida pela produtora cultural Gau Fernandes a convite da Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba). Ela, que também ficou responsável pela curadoria, explica os objetivos do evento.

“Queremos aproximar as pessoas das terapias integrativas, da cultura vintage e da consciência sustentável, levando essa cultura aos espaços físicos. Por isso, também, há a preocupação de existir uma rotatividade nos espaços”, diz Gau, que há 15 anos ajuda a desenvolver o projeto Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, que acontece na Praça do Campo Grande.

A curadora espera um público eclético circulando pelo Largo da Mariquita nos três dias da Retrôterapia. “Temos a tradição de receber mais idosos, que geralmente chegam no domingo de manhã, mas também esperamos um público jovem, além de crianças que ficam muito curiosas com tudo o que encontram lá”, conta.

Com a sua experiência, a produtora também percebeu um certo aumento na procura por objetos vintage nos últimos tempos. “As pessoas buscam um resgate da memória afetiva, recuperando, muitas vezes, um objeto que já foi dos avós e que lembra a infância”, acredita.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.