A barragem do município de Ponto Novo atingiu 100% da sua capacidade com o último período de chuva na região, e os agricultores familiares do Território Piemonte Norte do Itapicuru celebram a oferta de água e a garantia de qualidade no seu plantio.
O cenário foi possível por conta do investimento de R$14,2 milhões no município, realizado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Doto total de recursos, R$7,5 milhões, foram destinados à implantação do sistema fusegate, um dispositivo de tecnologia francesa, instalado no vertedouro da barragem, elevando-o em 1,20 m, e que aumentou a capacidade do reservatório de água em cerca de 24%, acréscimo de 9,34 milhões de m³. A ação, que conta com a parceria da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), tem a finalidade de garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento rural da região.