A Páscoa é apontada pela indústria do chocolate como o mais importante período comercial do ano, e, também, é uma das principais festividades para o segmento de confeitaria. Tradicionalmente as empresas do setor apostam alto no aquecimento das vendas nas semanas entre o Carnaval e a Semana Santa. Em 2018, segundo dados do segmento, foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, resultado 26% maior que o registrado no ano anterior. Em todo o ano passado, o setor de chocolates faturou R$ 13,3 bilhões, segundo dados do Euromonitor. Para 2019, a expectativa também é otimista.
Para impulsionar as vendas e não perder uma importante oportunidade de negócios, as micro e pequenas empresas do setor precisam estar atentas. As análises feitas pelo Sebrae mostram que é preciso focar em produtos pouco atendidos pela indústria tradicional, explorando ingredientes selecionados e diferenciados. Além do tradicional ovo de chocolate, os ovos de colher, bombons de licor, trufas, colombas, brownies, cupcakes, cookies, bolos de pote e bolos vulcão são alguns dos produtos artesanais que se destacam em relação aos vendidos em grandes mercados.
Inovar é preciso e dá resultado
Não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. É preciso ir além e pensar com carinho na apresentação do produto, investindo em embalagens, laços ou até colheres de boa qualidade, no caso de vender a experiência do ovo de colher. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. Aproveite o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades.
Cada cliente é único
Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização, com opções de encomendas personalizadas. Ideias como “monte seu ovo”, “monte seu combo” ou “escolha a receita”, no qual o cliente escolhe os ingredientes ou combos que agreguem mais produtos, são opções que encantam. Lembre-se que alguns clientes estão em busca de verdadeiros presentes especiais em forma de doce e outros procuram pequenas lembranças. Conheça seus clientes e tenha propostas diferenciadas para os principais perfis de consumo.
Explore novos nichos de mercado
Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e mantém uma dieta regrada faz com que novas alternativas sejam pensadas para que os chocolates não se apresentem de forma tão calórica. Os doces feitos com whey protein (proteína do soro do leite) e com menor adição de açúcar são uma excelente opção para quem segue uma dieta alta em proteína e baixa em calorias.
Conquistar pelo recheio
O ganache é o recheio das trufas e investir na diversificação de sabores é uma opção altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa. Aposte em um leque de opções que envolva recheios tradicionais, frutas e sabores regionais. Dessa forma, o empreendedor consegue valorizar os gostos do cliente e aproveita vantagens turísticas que sua região oferece.
Ofereça brindes
Faça um cálculo levando em consideração o valor do ticket médio do seu empreendimento (valor médio gasto pelos clientes) e avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a Páscoa. Chocolates, itens de papelaria (como cartões ou marcadores de livros), entregas sem custo em domicílio, podem ser alguns diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes.