O nível de atividade da economia brasileira começou o ano de 2019 com retração. Em janeiro, o chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma “prévia” do resultado do PIB, registrou um recuo de 0,41%, na comparação com dezembro de 2018. As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (18).
Na comparação com janeiro de 2018, porém, foi registrada uma alta de 0,79% no indicador. Em doze meses até janeiro, por sua vez, houve uma expansão de 1% na “prévia” do PIB do PIB. A queda do índice de atividade em janeiro veio após dois meses de alta. Em novembro e dezembro do ano passado, na mesma comparação contra o mês anterior, o indicador apresentou uma alta de, respectivamente, 0,27% e 0,21%.
Conforme o G1, em 2018, o PIB teve uma expansão de 1,1%. O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais, repetindo o avanço registrado em 2017. Para este ano, o mercado financeiro estima uma expansão do PIB de cerca de 2,01%, segundo pesquisa feita pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada.