sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

PROJETO PRETENDE TRANSFORMAR CINE EXCELSIOR EM ESPAÇO PARA EVENTOS

Redação - 14/03/2019 11:27

Inaugurado na noite de 17 de abril de 1935, o Excelsior, considerado o primeiro cinema católico da Bahia, ocupou o lugar do antigo Cine São Jerônimo. Tinha o luxo das cortinas vermelhas emoldurando a tela grande, tinha a vista para a Baía de Todos-os-Santos aos fundos. De propriedade da Congregação Mariana de São Luiz, foi criado para servir de fonte de renda aos franciscanos. A programação andou casta por boas décadas, até virem as crises e a decadência.

Nos anos de 1980, o Excelsior foi arrendado e passou a exibir filmes eróticos. A diretoria da congregação botou um cartaz na porta para avisar que não tinha responsabilidade nenhuma pela qualidade dos filmes exibidos. O caso foi parar na Justiça, para que fosse rescindido o contrato, e o cinema acabou desativado.

No início dos anos 2000, uma chuva fez ruir o telhado. Há muito tempo está oco, o Cine Excelsior, feito só de fachada. Onde antes formavam-se  filas hoje há tapume, árvores, ambulantes. Só quem olha para o céu encontra seu nome  no letreiro. Mas é possível que a história deste filme mude. O lugar deve ser restaurado para servir a um propósito idêntico ao qual o fez nascer. A ideia é que, refeito, o cinema gere renda para manter um prédio imponente, o Palácio Arquiepiscopal de Salvador, também da Arquidiocese.

Em reforma desde 2015, o Palácio Arquiepiscopal vai abrigar o Museu da Igreja Católica no Brasil. A inauguração estava prevista para este mês, no dia 29 de março, data do aniversário de Salvador, mas é possível que atrase um pouco. As informações são do A Tarde.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.