Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quarta queda anual consecutiva do volume dos serviços na Bahia foi resultado do desempenho de três dos cinco grupos de atividades investigados pela pesquisa. Com o maior recuo no acumulado em 2018, os serviços de informação e comunicação (-11,9%) foram a principal influência negativa para o setor como um todo, seguidos pelos outros serviços (-10,6%) e pelos serviços prestados às famílias (-1,7%).
Em 2018, os serviços de informação e comunicação (-11,9%) tiveram sua quinta queda anual consecutiva na Bahia (recuam desde 2014) e a maior da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012 para esse indicador acumulado. O segmento apresentou resultados negativos em todos os meses de 2018, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os outros serviços (-10,6%) também mantiveram uma sequência de quedas anuais iniciada em 2015.
Já os serviços prestados às famílias (-1,7%), na Bahia, seguem fechando o ano no negativo desde o início da série histórica, em 2012, ou seja, ainda não apresentaram crescimento anual. Ainda assim, a atividade mostra redução contínua de ritmo de queda desde 2016, quando teve o maior recuo (-6,0%) frente ao ano anterior. Em 2018, o segmento teve um primeiro semestre de quedas e apresentou resultados positivos mês a mês, a partir de julho.