Está prorrogada a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado da Bahia. Agora os produtores rurais vão ter até a próxima segunda-feira, 10 de dezembro, para vacinar o rebanho. O prazo para enviar a declaração para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) também foi estendido até o dia 26 de dezembro. A declaração é o único documento que atesta que o gado foi imunizado.
A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura (MAPA) depois que alguns estados registraram problemas nos sistemas de informática que fazem o controle oficial da vacinação, ou por falta de vacina nas revendas e distribuidoras de produtos agropecuários. Por determinação do órgão nacional, a campanha havia sido prorrogada apenas nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e no Ceará. A Bahia não aparece na lista oficial divulgada pelo Ministério, mas as autoridades estaduais decidiram acompanhar, voluntariamente, a decisão federal.
Segundo a ADAB, antes da campanha, as revendedoras que atuam na Bahia tinham um estoque de quatro milhões de doses da vacina. O número era considerado suficiente para imunizar os quase três milhões de animais previstos para esta etapa. Mas muitas doses eram de 50 ml, volume acima do necessário e de maior custo para os produtores.
“Sabemos que muita gente não conseguiu as doses de 10 ml, que são as mais usadas pelos pequenos produtores rurais da Bahia. Por isso nós publicamos uma portaria estadual para não prejudicar os nossos pecuaristas, que também enfrentaram dificuldades para encontrar a vacina. Este é um novo prazo que consideramos suficiente para as empresas revendedoras comprarem novas doses”, diz Rui Ferreira Leal, diretor de Defesa Animal da ADAB. Antes da decisão, o calendário de vacinação estava previsto para terminar no dia 30 de novembro.