Lideranças da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), representantes do trade turístico e cônsules estiveram reunidos no Salão Internacional da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), na noite desta quinta-feira (29). A pauta de discussões incluiu o potencial para expansão dos negócios na Bahia e a perspectiva de internacionalização de empresas baianas, com foco no turismo.
“Participamos da feira internacional a fim de apresentar os potenciais da Bahia para investimentos, especialmente na área do turismo”, explicou o secretário da pasta, José Alves. “Também buscamos abrir um canal de comunicação para que empresas baianas possam atuar em parceria no mercado internacional”, acrescentou o subsecretário Benedito Braga.
Dentre os presentes ao Salão Internacional da Fenagro, as cônsules Míriam Souza (Grécia), Heather Marques (Estados Unidos), Petra Schaeber (Alemanha) e Lorena Garcia (Uruguai); o presidente do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, Sérgio Gomes; e o empresário e vice-presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro.
Novo produto turístico – A réplica de uma vila interiorana é uma das atrações da Fenagro, aberta ao público até domingo (2 de dezembro), no Parque de Exposições de Salvador. O ambiente reúne 15 produtores de cachaças genuinamente baianas e representa a Rota dos Engenhos, projeto desenvolvido em parceria com a Setur, que inclui a formatação de roteiros turísticos e visitação a fazendas produtoras de cana e alambiques. A bebida é considerada produto turístico da Bahia em outros estados e principalmente no exterior. É o caso da cachaça Jaualle, já vendida na Europa. Da mesma família dos produtores da Limoeiro, do Oeste baiano, a cachaça foi criada para ser uma marca de exportação.