Apenas um estado do país teve uma virada na preferência dos votos entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) do primeiro para o segundo turno das eleições de 2018. Já entre as cidades, 142 “viraram a casaca”, sendo a maioria (117) em favor de Haddad. Para o levantamento, foram consideradas as cidades onde os candidatos do PSL ou do PT foram os mais votados no primeiro turno.
Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos no total. Já Haddad ficou com 44,87%. O Tocantins, que acabou o primeiro turno com um percentual de votos válidos mais alto para Bolsonaro do que para Haddad, teve vitória do petista no segundo turno. No primeiro turno, 44,6% dos votos válidos do estado foram para Bolsonaro, contra 41,1% de Haddad. Já no segundo turno, o petista terminou com 51,02% dos votos.
Nos outros estados, as preferências foram as mesmas nos dois turnos. A exceção é o Ceará, que teve vitória de Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno e de Haddad no segundo. Entre as cidades, as que tiveram as maiores viradas entre Haddad e Bolsonaro em números absolutos foram Recife (PE) , Jaboatão dos Guararapes (PE), Aracaju (SE), Olinda (PE) e Mossoró (RN). Minas Gerais é o estado com mais cidades que tiveram mudanças de preferência, com 42 municípios. Ele é seguido por Rio Grande do Sul (21 cidades) e Goiás (20).
Já entre as regiões, a Sudeste é a mais numerosa (53 cidades), seguida por Sul (31), Centro-Oeste (24), Nordeste (21) e Norte (13). Todas as viradas do Nordeste foram a favor de Haddad. Bolsonaro virou em uma cidade no Centro-Oeste, cinco no Norte, nove no Sudeste e 10 no Sul.