Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, Salvador recebe pela primeira vez um dos congressos de cardiologia mais importantes do mundo, o BrasilLAA, no Bahia Othon Palace. O evento vai contar com a participação de profissionais e especialistas do Hospital Santa Izabel, pioneiro em procedimentos cardiológicos, na apresentação de casos relacionados a essa área.
Durante o simpósio, casos serão transmitido em tempo real diretamente do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel para o centro de convenções do hotel. Serão ainda realizadas conferências, mesas redondas, discussões e algumas intervenções.
Médico do Santa Izabel e membro da comissão organizadora do evento, o cardiologista Adriano Dourado explica que o congresso vai abordar alguns procedimentos feitos via cateterismo, sem necessidade de cirurgia, e que dois tratamentos serão os destaques. Um deles é a denominada oclusão do forame oval patente, cuja, transmissão acontecerá no sábado (20), às 9h30.
O forame oval é um pequeno orifício localizado no meio da parede de músculo que divide os dois átrios no coração. Em condições normais, esse orifício fecha-se depois do nascimento ou nos primeiros meses, no entanto em algumas pessoas o forame pode permanecer aberto ao longo da vida, condição que propicia o surgimento de derrames e está por trás de AVCs (acidente vascular cerebral) sem causas aparentes ou determinadas em pessoas jovens, entre 15 e 60 anos. O Santa Izabel é pioneiro desta técnica Bahia.
O tratamento da oclusão do forame, que será discutido no evento, envolve a colocação de uma prótese endovascular que fecha o orifício sem a necessidade de cirurgia aberta do coração. Segundo Dourado, o procedimento visa diminuir o risco de recorrência de eventos cardíacos graves em pacientes mais jovens.