Apesar da lentidão na retomada da economia ainda refletir no ânimo dos brasileiros, a maioria dos consumidores (72%) deve ir às compras este ano no Dia das Crianças, em especial as mulheres (77%). A informação é de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do Brasil.
Ano passado, 67% compraram presentes na data. Para 2018, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 9,4 bilhões em todo o país, mesmo diante de um cenário com alto índice de desemprego e renda achatada. De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados que darão presentes pretendem gastar o mesmo valor que o ano assado, enquanto 24% planejam comprar menos. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 187 neste Dia das Crianças.
A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e dará sinais de como será o desempenho das vendas no final do ano, sendo por isso um termômetro para o setor varejista, que na Bahia abrange mais de 145 mil lojas. “As intenções de compra vão trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento em que o poder de compra está afetado pelas dificuldades econômicas”, disse a economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti.
A pesquisa foi realizada com 819 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de compras no Dia das Crianças. Em um segundo levantamento, 600 casos mostraram o público interessado em comprar presentes na mesma data, gerando uma margem de erro no geral de 3,4 e 4 pontos percentuais, respectivamente, para uma confiança de 95%.