quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0097

OPERAÇÃO CHUVA 2018 CHEGA AO FIM COM AUMENTO DE AÇÕES

admin - 16/07/2018 18:21

A Operação Chuva 2018 chega ao fim com um saldo positivo de 5.345 vistorias, 52% a mais que o mesmo período do ano passado. Neste mesmo período, 154 mil metros quadrados de lona foram aplicados em cerca de mil localidades, quantidade superior à de 2017 (13% a mais). Uma das principais aliadas à mitigação dos efeitos da chuva foi a atenção que a Prefeitura deu à proteção de encostas na capital, com a aplicação de pouco mais de 50 contenções e de 112 geomantas, dentre as quais 88 já foram concluídas e 24 estão em andamento.

As contenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) atendem localidades como Sete de Abril, Arraial do Retiro, Federação, Cosme de Farias, Canabrava, São Cristóvão, Saramandaia, Saboeiro e Santa Mônica. Já as Geomantas, foram aplicadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) em bairros como São Marcos, Cajazeiras, Arraial do Retiro, Cabula e Matatu.

As áreas de risco de Salvador também receberam a ação conjunta de diversas pastas municipais que integraram o Sistema Municipal de Defesa Civil. As atividades envolveram a retirada de lixo, poda de árvores, instalação de cercas e de placas de “Proibido Jogar Lixo”, além de orientações das Prefeituras-Bairro antes e durante as contingências. Além disso, o Sistema de Gestão de Riscos (SIGR) e as vistorias se tornaram mais precisas com o uso de tablets e  formulários digitais.

“Avaliamos de modo positivo as atividades desenvolvidas e cujo sucesso se deveu à sintonia das entidades parceiras coordenadas pela Codesal e aos investimentos tecnológicos, às ações educativas e obras preventivas, como a aplicação de geomantas em taludes situados em áreas de risco”, afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.