Ryan Gravenberch é o menino prodígio, o garoto de ouro, a coqueluche do momento no futebol europeu, e mais especificamente no Ajax. O garoto, nascido em 2002, fez um dos gols da goleada sobre o Te Werve, da quinta divisão, pela Copa da Holanda. Em que pese a fragilidade do adversário, trata-se de um jovem que pinta como fenômeno e destruidor de recordes.
Aos 16 anos e 135 dias, Gravenberch se tornou o jogador mais jovem do clube a marcar um gol pelos profissionais. No último domingo, ele quebrou o recorde de Clarence Seedorf e também se tornou o mais jovem atleta a disputar um jogo profissional pelo Ajax. Aos 16 anos e 31 dias. A marca já durava 26 anos.
Seedorf tinha 16 anos e 210 dias quando estreou pelo Ajax, no dia 29 de novembro de 1992. Pouco depois, virou titular absoluto do time principal, e aos 20 foi parar no Real Madrid. Jogou também a Copa do Mundo de 1998, além de três Eurocopas, e no fim da carreira defendeu o Botafogo.
O destino esperado para Gravenberch é semelhante. O volante, que quebrou também recordes de precocidade nos times sub-19 e sub-21 do Ajax (chegou nessas equipes aos 15 anos), era também o mais novo do time da Holanda que conquistou a Euro Sub-17 neste ano. Alto, já foi comparado a Patrick Viera e Paul Pogba.