sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

NOVO CHEFE DO BC DA ARGENTINA QUER REDUZIR INFLAÇÃO

Redação - 26/09/2018 07:52

O novo presidente do banco central da Argentina, Guido Sandleris, disse que o principal objetivo do banco seria reduzir a inflação, de acordo com um comunicado, segundo informou a agência Reuters. A expectativa é de que o país chegue ao final do ano com uma inflação de cerca de 30%.

“Nós vamos trabalhar para recuperar a estabilidade e previsibilidade de preços”, disse Sandleris em um comunicado emitido pelo banco central, suas primeiras declarações desde que assumiu o cargo. Sandleris foi nomeado como chefe do banco central depois que seu predecessor, Luis Caputo, renunciou inesperadamente nesta terça-feira em meio a negociações entre a Argentina e o Fundo Monetário Internacional para revisar um acordo standby de US$ 50 bilhões.

“Esta renúncia se deve a motivos pessoais, com a convicção de que o novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) restabelecerá a confiança nas situações fiscal, financeira, monetária e cambial”, diz o comunicado divulgado pelo BC. A Argentina atravessa uma forte crise financeira e acertou com o Fundo Monetário Internacional (FMI) um empréstimo de US$ 50 bilhões, pelo qual o governo se compromete a reduzir seu déficit a 1,3% do Produto Interno Bruto em 2019.

A expectativa agora é que até sexta-feira haja o anúncio de um novo acordo financeiro com o FMI. Em entrevista para a Bloomberg TV na segunda-feira (24), Macri disse que o país estava perto de atingir um acordo final com o FMI, e que havia “chance zero” de que a Argentina daria calote em sua dívida externa no próximo ano.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.