sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTUDANTES DA BAHIA SÃO PREMIADOS EM EVENTO INTERNACIONAL

Redação - 06/06/2018 14:44

Concorrendo com 180 trabalhos de estudantes oriundos de oito países, três projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foram premiados no evento científico internacional Expo Nacional Milset Brasil, que ocorreu de 29 de maio a 1°de junho em Fortaleza, Ceará.

Os trabalhos de estudantes do Campus Catu do IF Baiano destacaram-se nas categorias de ciências agrárias, ciências da saúde e ciências humanas e foram premiados com credenciais para participação em outros eventos científicos de abrangência internacional.

A Expo Milset contou com 180 projetos apresentados, oriundos de 22 Estados brasileiros e mais sete países: Portugal, Peru, Paraguai, México, Colômbia, Chile e Argentina. “Participar deste evento é de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência em todo o mundo com pesquisas que contribuem para a solução de várias problemáticas da sociedade”, avaliou o professor Saulo Capim, orientador dos três projetos apresentados.

Sobre os trabalhos

‘Processamento da farinha da casca do mangostão e sua utilização na alimentação de pessoas com diabetes’:  de autoria dos estudantes Daniela de Jesus, Enrick Melo e Iago Lage, conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Agrárias e foi credenciado para participar da Milset mundial, evento que irá ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto de 2019. A ideia da pesquisa é utilizar o mangostão, um fruto característico da Ásia, mas cultivado em larga escala nas regiões da Amazônia, Pará e no Sul da Bahia, que possui altos valores nutricionais, dentre os quais, elevada quantidade de pectina. Esta propriedade tem como função reter líquidos e formar um gel que pode absorver as substâncias em excesso (glicose) no organismo dos diabéticos.

‘Utilização da canela na obtenção de substâncias com potências atividades leishmanicidas: inscrito na categoria Ciências da Saúde, a pesquisa, de autoria da estudante Anna Clara Barbosa, foi premiada com uma credencial para representar o Brasil em evento internacional voltado para estudos de doenças endêmicas e tropicais em Medellín, na Colômbia.

Segundo a estudante do curso de licenciatura em química, o trabalho atual é continuação de uma pesquisa que ela desenvolve desde o ensino médio. “O tema era basicamente o mesmo, o que mudava era que buscávamos identificar a presença de atividade analgésica no óleo da canela, o que conseguimos fazer”. A ideia agora é desenvolver um medicamente de baixo custo e acessível para a população que atue efetivamente no tratamento da leishmaniose.

‘Raiz identidade e empoderamento: um estudo histórico-químico da ditadura dos padrões de beleza na sociedade contemporânea’: Desenvolvido pelas estudantes Rafaella Maria da Luz e Juliana Souza, a pesquisa  estuda a formação da identidade nacional e sua relação com a imposição da globalização dos produtos de cosméticos voltados para cabelos crespos e cacheados. O projeto, inscrito na categoria Ciências Humanas, foi premiado com uma credencial para participar de Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), em julho de 2019.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.