Os bombeiros que atuam em Salvador e região metropolitana participaram, ao longo das últimas semanas, de um treinamento de suporte básico à vida. Nas aulas, coordenadas pelo Grupamento Salvar, os bombeiros tiveram a oportunidade de atualizar o conhecimento que já possuem sobre técnicas de desengasgo e identificação de parada cardiorrespiratória.
O treinamento foi realizado na sede do 1º Grupamento de Bombeiros Militares, na Barroquinha, em Salvador. A expectativa é que o treinamento alcance os 3 mil bombeiros que atuam na capital e interior do estado.
De acordo com a major Keyla Macário, subcomandante do Salvar, as aulas da 10ª turma foram finalizadas nesta sexta-feira (31), com a participação de 240 bombeiros. “Esse treinamento faz parte de um programa de formação continuada, planejada pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros têm que estar em constante treinamento e estudo dos temas que abrangem a nossa atividade operacional”, esclarece.
A major ainda explica que o treinamento é dividido em dois módulos. Na parte da manhã, os profissionais assistem a aulas teóricas em suporte básico de vida. Já no período da tarde, são realizadas atividades práticas. “Os bombeiros presentes no treinamento podem fixar o conhecimento que eles já têm, pois já o trazem do seu período de formação e da própria atividade em si”, acrescenta.
A proposta da iniciativa é que os bombeiros possam atuar de forma ainda mais célere e segura nas emergências e situações de risco à vida. O tenente Paulo Batista, instrutor das aulas, destaca que a ação tem por finalidade aperfeiçoar o serviço.
“As diretrizes que norteiam as nossas atividades preconizam que o profissional, ao realizar o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, seja de alta qualidade. Para chegar a esse estágio, é necessário que esses profissionais participem deste tipo de treinamento. Isso para que possamos atender bem o cidadão em uma situação real”, afirma o tenente.
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA