sexta, 11 de setembro de 2026
Euro Dólar

FEBAN 2026 REÚNE MAIS DE 100 EXPOSITORES EM JACOBINA

João - 11/09/2026 14:40

Feira Baiana de Negócios da Chapada Norte, foi aberta nesta quinta-feira (10), no Casarão do Forró, em Jacobina, reunindo mais de 100 expositores dos setores de comércio, serviços e indústria. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), o evento segue até sábado (12), com o tema “A conexão que gera negócios”.

Na solenidade de abertura, a presidente da ACIJA, Cida Carvalho, destacou a confiança dos empresários na entidade e a dimensão alcançada pela feira. “Temos uma associação de mais de 50 anos. Quando a gente vê uma FEBAN desse porte, isso nos deixa muito felizes, porque nos remete à autoridade e à segurança que essa casa passa para cada associado e para cada morador desta terra”, afirmou.

Dirigindo-se aos expositores, Cida chamou atenção para as mudanças no comportamento do consumidor e para a necessidade de adaptação das empresas. “Você que saiu da zona de conforto, você que está aqui nesta noite, é um novo começo. As pessoas não deixaram de comprar, as pessoas mudaram o modo de comprar.”

A abertura contou também com a participação do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB), Paulo Cavalcanti, que ressaltou o papel do associativismo na organização e representação dos empresários.

“O associativismo é indispensável. A gente não pode ficar reclamando isolado, no grupo de WhatsApp ou com a família, e não entender que democracia participativa exige participação e consciência”, afirmou. Cavalcanti também defendeu a aproximação das entidades empresariais com instituições públicas para a discussão de soluções para o desenvolvimento dos municípios.

Conexões para gerar negócios

Patrocinador da FEBAN, o Sebrae participa com o Empório de Negócios, espaço que promove rodadas envolvendo empresas atendidas pelo programa Agente de Mercado. A proposta é aproximar empreendedores, estimular parcerias e transformar os contatos realizados durante a feira em oportunidades comerciais.

Em 2025, segundo a organização, a FEBAN recebeu mais de 10 mil visitantes e movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios. Para o Sebrae, a feira se consolidou como um dos principais ambientes de fomento ao empreendedorismo em Jacobina e na região.

A edição deste ano também reúne municípios como Várzea do Poço, Ponto Novo, Serrolândia, Miguel Calmon, Várzea da Roça, Mirangaba e Várzea Nova, que apresentam produtos, gastronomia, agricultura familiar, cultura e potenciais turísticos.

Além da exposição empresarial e das atividades de capacitação, a FEBAN conta com programação de moda, cultura, música, praça de alimentação e espaço infantil. A feira funciona nesta sexta-feira (11), das 18h às 23h, e no sábado (12), das 16h às 23h, com entrada gratuita.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.