

O último dia do 8º Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA), realizado nesta sexta-feira (7), em Feira de Santana, reuniu representantes de grandes empresas do setor mineral para discutir os caminhos da mineração baiana e os principais desafios para o crescimento da atividade no estado.
O destaque da programação foi o Fórum de Líderes, mediado pelo jornalista Donaldson Gomes, que contou com a participação de executivos da RHI Magnesita, Galvani, Ferbasa e outras empresas do segmento. O debate abordou temas como infraestrutura, sustentabilidade, competitividade, segurança jurídica, relacionamento com comunidades e oportunidades para novos investimentos.
Entre os participantes estiveram Gabriel Marçal, diretor de Operações da RHI Magnesita e diretor administrativo do SINDIMIBA; Sylvia Tabarin, diretora de Relações Institucionais da Galvani; Silvano Andrade, CEO da Ferbasa; além de representantes de empresas mineradoras convidadas.
Durante o encontro, os especialistas destacaram a diversidade mineral da Bahia como um dos principais diferenciais competitivos do estado e defenderam a união entre iniciativa privada, governo e instituições para fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor.
O presidente do SINDIMIBA, Edvaldo Amaral, avaliou que o evento cumpriu o objetivo de aproximar diferentes setores envolvidos na mineração e ampliar o diálogo sobre os desafios e oportunidades da atividade.
“Encerramos mais uma edição do SEMBA com debates importantes sobre inovação, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e os desafios da mineração. O diálogo construído durante esses três dias contribui para fortalecer o setor e criar um ambiente mais favorável à geração de empregos e atração de investimentos”, afirmou.
Para Gabriel Marçal, a variedade de recursos minerais existentes na Bahia representa uma vantagem estratégica para o estado. Segundo ele, a atuação conjunta entre empresas e instituições é fundamental para avançar em temas como infraestrutura e competitividade.
Sylvia Tabarin destacou a importância da parceria entre empresas e poder público para a criação de soluções que estimulem o crescimento da mineração e beneficiem também os municípios onde os projetos estão instalados.
Já o CEO da Ferbasa, Silvano Andrade, ressaltou que as práticas sustentáveis passaram a ter papel central na competitividade das empresas, principalmente diante das novas exigências do mercado internacional por processos produtivos com menor impacto ambiental.
Além dos debates, o encerramento do SEMBA contou com a participação de empresas fornecedoras e expositoras, que apresentaram tecnologias, serviços e soluções voltadas para o setor mineral.
A programação final também trouxe discussões sobre relacionamento com comunidades, mudanças regulatórias, reforma tributária, inovação em sondagem, licenciamento ambiental, novas tecnologias aplicadas à mineração e soluções para o mercado de combustíveis.
O evento foi encerrado com a realização do 13º Encontro de Engenheiros de Minas, consolidando o SEMBA como um dos principais espaços de discussão técnica e integração da cadeia mineral na Bahia.
Foto: Elias Nunes / Divulgação / SEMBA



