O governador Rui Costa (PT) vai voltar a reunir, na próxima segunda-feira (23), o Conselho Político, que é formado por presidentes de partidos da base, e deve anunciar os suplentes da majoritária e as coligações para eleições proporcionais, segundo informaram os comandantes do PCdoB e PSD, Davidson Magalhães e Otto Alencar, respectivamente, em contato com a Rádio Metrópole.
Ontem (16), em um encontro que durou quase três horas no Palácio de Ondina, as alianças para as chapas de deputados estaduais e federais foram desenhadas. Segundo apurou o Metro1, a tendência é de que haja um chapão – quando todas as siglas se unem – da maioria e uma coligação entre Avante e PRP. O PDT deve sair sozinho exclusivamente para a Câmara. Já o PCdoB fará voo solo apenas para a Assembleia Legislativa da Bahia.
As suplências seguem indefinidas, mas a tendência é de que o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) fique com uma das vagas e os comunistas podem indicar a outra, que ainda é disputada pelo PP e PR. Um ponto que chamou a atenção dos presentes à reunião foi a presença da senadora Lídice da Mata, que comanda o PSB na Bahia e foi impedida de tentar a reeleição. Para os aliados, o fato de a socialista estar presente mostrou que a saída dela da chapa já é uma questão superada.