

O governador Jerônimo Rodrigues homologou o decreto que reconhece situação de emergência em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, em razão dos impactos provocados pelo derramamento de produtos químicos em áreas hídricas da capital baiana.
A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado e ratifica o decreto assinado pelo prefeito Bruno Reis no último dia 8 de junho, que declarou situação de emergência diante dos danos ambientais provocados pelo incidente.
Segundo o governo estadual, a homologação teve como base pareceres técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, que apontaram prejuízos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da contaminação de ambientes lacustres, fluviais, marinhos e aquíferos.
Com o reconhecimento estadual, o decreto permanece válido por 90 dias, com efeitos retroativos a 8 de junho de 2026. A medida facilita a mobilização de recursos, a adoção de ações emergenciais e o apoio dos órgãos estaduais de defesa civil para minimizar os impactos do desastre ambiental.
Foto: Divulgação