sexta, 26 de junho de 2026
Euro Dólar

CACHOEIRA É A CAPITAL DA BAHIA NESTE 25 DE JUNHO

João - 26/06/2025 08:40 - Atualizado 26/06/2026

Nesta quinta-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, voltou a ocupar simbolicamente o posto de capital da Bahia, em uma tradição que homenageia o papel histórico do município na luta pela Independência do Brasil. A transferência temporária da sede do governo reforça a importância dos acontecimentos iniciados em 25 de junho de 1822, quando a população local protagonizou os primeiros confrontos contra as tropas portuguesas, dando início ao movimento que culminaria no 2 de Julho.

As celebrações reuniram o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a primeira-dama Tatiana Velloso, a prefeita Eliana Gonzaga (PT) e outras autoridades em uma programação marcada por atos cívicos e religiosos, incluindo o hasteamento dos pavilhões e o tradicional Te Deum. As solenidades ressaltaram valores ligados à memória, à fé e ao reconhecimento dos homens e mulheres que participaram da construção da história baiana.

“Neste 25 de Junho, celebramos uma das datas mais marcantes da nossa história, lembrando a coragem dos heróis e heroínas que deram início à luta pela Independência da Bahia”, disse a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.