

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), cancelou a sessão conjunta que estava prevista para a manhã desta quinta-feira (18) e que teria como principal pauta a análise de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão foi anunciada poucas horas após o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), tornar-se alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga suspeitas de fraude relacionadas ao Banco Master. Apesar da coincidência temporal, Alcolumbre não confirmou qualquer relação entre os dois fatos.
Segundo o presidente do Congresso, o cancelamento ocorreu devido à falta de consenso entre as lideranças partidárias sobre quais vetos deveriam ser apreciados na sessão, além do baixo quórum de parlamentares presentes.
Em declaração à imprensa, Alcolumbre afirmou que vinha sendo pressionado por deputados e senadores para convocar a análise dos vetos presidenciais, mas destacou que não houve entendimento suficiente entre os partidos para viabilizar a votação.
Inicialmente, mais de 90 vetos estavam previstos para discussão. Nos últimos dias, a lista foi reduzida para pouco mais de 60 itens, mas, segundo o senador, tanto o governo quanto os parlamentares continuavam insatisfeitos com a pauta definida.
Entre os temas que seriam analisados estavam vetos presidenciais enviados ao Congresso desde 2023 até esta semana. Na véspera da sessão, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que havia um acordo para retirar da pauta vetos com impacto fiscal, incluindo dispositivos relacionados a reajustes e aumento de despesas públicas.
No entanto, o entendimento anunciado não foi suficiente para garantir apoio das lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado, o que acabou inviabilizando a realização da sessão conjunta.
Além da apreciação dos vetos presidenciais, a pauta também incluía projetos do governo federal destinados à abertura de créditos extraordinários.
Ainda não foi divulgada uma nova data para a realização da sessão e para a análise dos vetos pendentes pelo Congresso Nacional.
Foto: Reprodução