

O livro Temas Negligenciados no Ensino da Medicina, organizado pelo médico e professor José Tavares-Neto, conselheiro do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), será lançado em 18 de outubro, Dia do Médico, em Salvador (BA). Publicada pela Editora Paginae, a obra reúne especialistas de diferentes áreas para discutir assuntos que fazem parte da prática médica, mas nem sempre recebem espaço proporcional na formação profissional.
Entre os temas abordados estão humanização no atendimento a pacientes terminais, doenças tropicais, toxicologia, cirurgia global, inteligência artificial na educação médica, autocuidado no diabetes, saúde da população idosa, emergências psiquiátricas, saúde cardiovascular da mulher e transtorno do espectro autista em adultos.
A obra conta com a participação de seis profissionais ligados ao Instituto Sócrates Guanaes, Organização Social de Saúde nascida na Bahia há 26 anos, responsável pela gestão de nove unidades públicas de saúde no país. Entre estes estão o fundador e diretor-presidente, André Mansur de Guanaes Gomes, além de Antônio Carlos Magalhães Duarte, Fernanda Reis Salles, Lívia Magalhães Costa Castro e Vanessa Oliveira Sena, autores do capítulo “Humanização nos pacientes terminais”.
O texto aborda os desafios da assistência a pacientes em cuidados de fim de vida e a importância de integrar conhecimento técnico, comunicação e atenção às necessidades dos pacientes e de seus familiares.
Também participa da publicação Mariana Quintino Rabelo, médica do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG em Goiás, autora do capítulo “Reações hansênicas”, que integra a área dedicada à Medicina Tropical.
Segundo André Guanaes, “as contribuições refletem a atuação do ISG na integração entre ensino, pesquisa e aprimoramento da capacitação dos profissionais que atuam na assistência à saúde. A produção e o compartilhamento de conhecimento fazem parte da filosofia da instituição de promover saúde por meio da educação”.
Ao reunir experiências de diferentes áreas, a publicação aproxima questões presentes no cotidiano dos serviços de saúde do debate sobre a formação médica e propõe ampliar a discussão sobre conhecimentos necessários para a prática profissional.
O lançamento será realizado das 13h às 17h30, no Quality Hotel, em Salvador.



