segunda, 21 de setembro de 2026
Euro Dólar

TSE TEM MAIS DE MIL CANDIDATURAS INDEFERIDAS PARA AS ELEIÇÕES 2026

João - 21/09/2026 06:59

O primeiro turno das eleições de 2026 ocorrerá no dia 4 de outubro, data em que os eleitores de todo o país votarão para escolher candidatos para seis cargos diferentes. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 17h do sábado, dia 19, havia 1.101 candidaturas de titulares indeferidas.

Situação das candidaturas

De acordo com a base do TSE, o cenário das candidaturas registradas até o período analisado era:

  • Deferidas: 18.835
  • Deferidas com recurso ou em prazo recursal: 166
  • Indeferidas: 361
  • Indeferidas com recurso ou em prazo recursal: 814
  • Renúncias: 698
  • Pendentes de julgamento: 99
  • Aguardando julgamento: 7
  • Canceladas: 4

Considerando titulares e suplentes, o DC (Democracia Cristã) aparecia com o maior número de candidaturas indeferidas, com 175 registros. Em seguida estava o Democrata, com 157, e o Agir, com 142. Os dados refletem a situação das candidaturas registrada pela Justiça Eleitoral até o horário informado e podem sofrer alterações conforme novos julgamentos e recursos sejam analisados.

Deputados concentram maior número de registros indeferidos

Entre os cargos, os maiores números de candidaturas indeferidas estavam entre os concorrentes às vagas do Legislativo:

  • Governador: 26
  • Vice-governador: 20
  • Senador: 31
  • Deputado federal: 484
  • Deputado estadual: 530

Uma candidatura pode ter mais de um motivo registrado para o indeferimento. Entre as razões estão o descumprimento de requisitos formais, a ausência de condições de elegibilidade e problemas relacionados à regularidade do partido, federação ou coligação.

Candidatura de Pablo Marçal foi indeferida

No dia 11 de setembro, o TSE indeferiu o registro da chapa formada por Pablo Marçal e Leonardo Avalanche, do PRTB, para a Presidência da República. Segundo o tribunal, a chapa não atendia aos requisitos legais para o registro. Com a decisão, o TSE informou que atualmente há 12 candidaturas na disputa pela Presidência da República.

Quando serão as eleições?

O primeiro turno das Eleições 2026 acontece em 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno para presidente e governador será realizado em 25 de outubro. A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

(Com informações do Jornal A Tarde)

 

Foto: Antonio Augusto / Ascom/ TSE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.