

O candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (20), durante sabatina promovida pelo Grupo A Tarde, que a retomada de territórios sob domínio de organizações criminosas será uma das prioridades de sua proposta para a segurança pública, caso seja eleito.
“Uma coisa que é muito importante é a retomada dos territórios. Aqui em Narandiba, nós temos ali a Travessa Ubatã, que fica a um quilômetro da Paralela, não mais do que isso, que fica a menos de 500 metros de um grupamento da Polícia Militar, e que foi abandonada pelos moradores. Você chega lá, é marca de bala nas portas, e as famílias foram embora, abandonaram suas histórias. Às vezes, o único bem que possuía era a sua casa. Por quê? Porque o tráfico de drogas, o crime organizado tomou conta”, relatou, que já visitou o local meses atrás.
Durante a sabatina, Neto também mencionou uma visita recente à comunidade de Capanema, na zona rural de Maragojipe, no Recôncavo Baiano. Para o candidato, situações semelhantes ocorrem em outras localidades do estado.
“Nós vamos retomar o território com inteligência. Não pode ser só com violência, claro que, às vezes, vai ter enfrentamento, mas não pode ser com violência, não pode ser na base da força. Tem que ser na base do planejamento, da inteligência, da investigação. Nós vamos ter que gastar dinheiro do Estado para isso, para qualificar o nosso capital humano e para ter recursos e instrumentos materiais para que o território seja retomado e o cidadão volte a ser dono do seu chão e do seu lar”, projetou.
Na área de segurança pública, o candidato também defendeu investimentos nas polícias, com melhoria das condições de trabalho, equipamentos e remuneração dos profissionais.
Entre as propostas citadas estão aumento salarial, aquisição de coletes à prova de balas, armamentos modernos, viaturas blindadas e criação de linhas de financiamento habitacional destinadas aos policiais.
Neto também defendeu a ampliação do uso de tecnologias no combate à criminalidade. Entre as medidas apresentadas estão a utilização de drones, expansão do videomonitoramento e integração de câmeras particulares de estabelecimentos comerciais e edifícios ao sistema estadual.
Outra proposta mencionada foi a criação de um sistema de monitoramento de veículos por meio das placas. A ideia, segundo o candidato, seria acompanhar a entrada de automóveis no território baiano e identificar veículos roubados ou com placas irregulares.
ACM Neto também afirmou que pretende criar uma estrutura denominada Governadoria da Segurança, com o objetivo de ampliar a coordenação das forças de segurança pública.
Segundo a proposta apresentada durante a sabatina, o governador teria participação direta no acompanhamento das ações, mantendo reuniões periódicas com os comandos das polícias Militar, Civil, Técnica e Penal.
O candidato defendeu ainda o estabelecimento de metas relacionadas à redução de homicídios e da letalidade policial, com acompanhamento direto pelo chefe do Executivo estadual.
Na área penitenciária, Neto afirmou que pretende recuperar unidades de segurança máxima e ampliar o isolamento de lideranças de organizações criminosas.
Entre as medidas citadas estão o bloqueio da comunicação dos presos com o ambiente externo e o isolamento de integrantes apontados como líderes de grupos criminosos.
Durante a sabatina, o candidato apresentou as medidas como parte de uma estratégia mais ampla de combate à criminalidade, envolvendo atuação policial, inteligência, tecnologia, sistema penitenciário e coordenação direta do governo estadual.
Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE



