

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (1º), a lei que transfere, de forma simbólica, a capital federal para Salvador em todos os dias 2 de julho. A data marca a consolidação da Independência do Brasil, com a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia, em 2 de julho de 1823.
A medida teve origem no projeto do deputado federal Leo Prates. A lei determina que a mudança inclua atividades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União durante as celebrações da Independência da Bahia, considerada o marco da consolidação da Independência do Brasil.
“É muito importante que todos os brasileiros saibam o que significou o 2 de julho para a nossa soberania. Agradeço a todos que se empenharam em tornar este projeto vitorioso. Esse marco reforça a importância histórica da Bahia no contexto nacional”, declarou Prates.
Foto: Ricardo Stuckert / PR