

As Forças Armadas dos EUA realizaram novos ataques aéreos contra múltiplos alvos no Irã na noite deste sábado, anunciaram autoridades americanas, alegando uma “resposta direta” a um ataque das forças iranianas contra um navio cargueiro no Estreito de Ormuz. A ofensiva configura o segundo dia consecutivo de ataques, que fragilizam o incipiente acordo obtido entre as partes para negociar um.
O Comando Central dos EUA anunciou em um comunicadoque um navio de bandeira panamenha foi atacado em Ormuz por um drone iraniano de ataque unidirecional. Em resposta, lançou ataques contra infraestrutura de vigilância militar iraniana, sistemas de comunicação, instalações de defesa aérea, locais de armazenamento de drones e capacidades de lançamento de minas. Washington não confirmou a localização dos alvos, Teerã não confirmou a autoria do ataque ao navio.
A onda de ataques está inserida em uma renovada troca de hostilidades entre Washington e Teerã, que reacendeu dúvidas sobre os esforços para manter aberta a rota comercial naval, estratégica para os mercados internacionais de petróleo e gás — um dos termos centrais para o acordo que previu 60 dias de negociações entre os países, com objetivo final de um acordo definitivo de paz.(OG)