sábado, 30 de maio de 2026
Euro Dólar

MANSÃO DO CAMINHO E NEOJIBA REALIZAM COOPERAÇÃO PEDAGÓGICA E PROPORCIONAM VIVÊNCIA A TURMAS DE COMUNIDADE DE SALVADOR

João - 30/05/2026 08:30

Olhinhos brilhando e ouvidos atentos em cada detalhe. Foi assim que estudantes do projeto “Um Salto para o Futuro” – iniciativa da Mansão do Caminho – vivenciaram uma atividade especial que aconteceu em unidades do Neojiba, na tarde desta sexta-feira(29).

As turmas foram formadas por meninos e meninas da comunidade de Pau da Lima de 6 a 15 anos de idade que cursam violão, violino, canto, balé, percussão e artesanato no contraturno escolar na obra social.

Melissa, de 13 anos, que cursa cavaquinho na Mansão do Caminho, ficou encantada ao ver “Foi muito legal essa atividade, foi gratificante ver pessoas quase da minha idade tocando neste nível, espero um dia chegar neste nível”, declara.

A oportunidade foi resultado de uma cooperação pedagógica entre a obra social e o Núcleo. “A experiência contribui para o desenvolvimento da disciplina, concentração, sensibilidade artística, trabalho em equipe e valorização da cultura musical”, explica Alessandra Gomes, coordenadora do projeto Um Salto para o Futuro.

A programação foi dividida em dois momentos, realizados simultaneamente. No primeiro, integrantes da oficina de violino visitaram a unidade do Neojiba no Parque do Queimado, na Lapinha. O segundo foi vivenciado pelas turmas de violão e cavaquinho, na sede do Desterro, em Nazaré.

Um Salto para o Futuro: O projeto é uma iniciativa de arte-educação da Mansão do Caminho, que oferece aos estudantes do ensino fundamental 15 oficinas artísticas e culturais gratuitas, como canto, balé, percussão, violino, violão e artesanato.

As turmas são formadas por meninos e meninas de 6 a 15 anos. Entre os excelentes resultados atingidos, há desenvolvimento de talentos, diminuição da timidez, melhora da autoestima, estímulo ao trabalho em equipe, integração e até a descoberta de interesse profissional para o futuro.

O projeto Um Salto para o Futuro é viabilizado com o apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais (FDDF), do Ministério Público do Estado da Bahia, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da Terwal e Alltech.

Serviço:

O que: Visita às sedes do Neojiba por alunos do projeto cultural da Mansão do Caminho

Quando: Sexta-feira (29/05), às 13h.

Onde:

Alunos da oficina de violino – Núcleo Central do Neojiba – Parque do Queimado (Endereço: Largo do Queimado, 146 – Lapinha).

Alunos das oficinas de cavaquinho e violão – Núcleo do Neojiba do Desterro (Endereço: Rua Santa Clara, s/n – Nazaré, Salvador – BA – dentro do Convento de Santa Clara do Desterro).

Quem participa: Meninos e meninas do ensino fundamental, de 6 a 15 anos, que participam do projeto Um Salto para o Futuro, da Mansão do Caminho.

Siga o Instagram @mansaodocaminho e acesse o site www.mansaodocaminho.com para saber mais.

 

Crédito: Mansão do Caminho

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.