

Três instituições brasileiras apareceram entre as melhores escolas de negócios do mundo no ranking anual do jornal britânico Financial Times, voltado para educação executiva. A lista avaliou mais de 90 instituições internacionais e destacou o desempenho de universidades que oferecem cursos de liderança, gestão e especialização profissional.
Confira a posição das brasileiras no ranking global de programas de matrícula aberta:
Fundação Dom Cabral (FDC) — 4º lugar
Fundação Getulio Vargas (FGV) — 12º lugar
Insper — 19º lugar
A Fundação Dom Cabral manteve, pelo segundo ano consecutivo, a quarta colocação mundial, sendo a única instituição brasileira presente no top 5 do ranking.
Além das escolas brasileiras, instituições internacionais com atuação no Brasil também aparecem na lista. A espanhola IESE Business School ficou na 3ª posição, enquanto a francesa SKEMA Business School ocupou o 35º lugar.
O levantamento considera critérios como qualidade do ensino, experiência dos participantes, inovação nos programas, diversidade do corpo docente e crescimento das receitas das instituições. Segundo o Financial Times, houve aumento na procura por cursos relacionados à geopolítica e sustentabilidade empresarial.
Para participar do ranking, as escolas precisavam ter faturamento mínimo de US$ 1 milhão em 2025 com programas executivos e possuir certificações internacionais de qualidade acadêmica.
foto: Fundação Dom Cabral (FDC)