

A poucos dias para começar a valer, temporariamente, o acordo entre Mercosul e União Europeia, o presidente Lula disse que vai continuar negociando para que a medida seja implementada. Segundo o presidente, a ideia é a complementaridade de produtos.
“O Parlamento Europeu entrou com recurso na Justiça da União Europeia, mas isso não impede que a gente continue negociando. O que é importante é que a gente consiga convencer que esse acordo é apenas de gente ciumenta que não conhece a qualidade do Brasil. A gente não quer destruir os produtos deles. A gente quer fazer uma política de complementaridade porque eles produzem coisas diferentes de nós. Portanto, estou muito otimista com o papel que a gente pode jogar no mundo”.
A declaração foi nesta quinta-feira (23), durante a abertura da Feira Brasil na Mesa, na região administrativa de Planaltina, Distrito Federal. A partir de 1º de maio, entra em vigor, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
No entanto, a aliança comercial é temporária, porque o Parlamento Europeu acionou a Justiça contra a medida, em janeiro deste ano. A Feira Brasil na Mesa ocorre em comemoração aos 53 anos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil



